Opinião: Arbitragem no Brasil

Opinião

A função de um arbitro numa partida de futebol é de total autoridade, ele é o responsável em fazer cumprir as regras do jogo para o qual tenha sido designado. Ele trabalhará com a ajuda de árbitros assistentes e um quarto árbitro conforme diz a regra, as decisões do árbitro sobre fatos em relação ao jogo são definitivas. Para ajudar a arbitragem numa partida de futebol, surge então o var.

O var é um conjunto de câmeras, que transmitem as imagens para uma sala isolada do campo, onde assistentes de vídeo podem ver e rever as jogadas. Existem apenas quatro tipos de lances que podem ser revistos. Ocorrências que podem ser pedidas pelo arbitro para serem revistas em caso de dúvidas dele.

Também em caso de dúvidas dos assistentes, eles podem comunicar ao arbitro da partida através do fone de ouvido por eles usados. Feito tudo isso os assistentes de vídeo reproduzem as imagens em seus monitores e passam suas conclusões ao arbitro, para que ele tome a decisão final. O árbitro pode também olhar no monitor que fica a beira do gramado para ajudá-lo a tomar sua decisão.

Estes são os tipos de jogadas que podem ser revistas pelo var:

Gols: Se houve um inflação que impeça validar o gol. (impedimento de jogador falta de algum jogador de ataque, gol com a mão,etc…) o var informa também ao arbitro se abola entrou ou não.

Pênaltis: Os assistentes asseguram que a decisão correta seja tomada ao se marcar (ou não) um pênalti. Ou seja, o var dá ao arbitro o direito de rever o lance e a decisão final é do arbitro.

Cartões vermelhos: Também ajudam ao arbitro, garantir que um jogador receba a merecida punição, caso de dúvida sobre a realidade de marcação de uma falta ou inflação.

Erro de identidades de jogadores: Em alguns lances a participação de vários jogadores , a arbitragem não vê quem fez a falta ou ainda não vê o que aconteceu no lance. Os assistentes de vídeo podem ajudá-lo a esclarecer quem cometeu a falta , sendo assim ele não cometa o erro de advertir ou até mesmo expulsar o jogador errado.

Renato Braz

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: